Damir Sagolj recebe prêmio "Foto do Ano de 2018" na 4a Premiação Fotográfica de Istambul da Agência Anadolu

Damir Sagolj recebe prêmio "Foto do Ano de 2018" na 4a Premiação Fotográfica de Istambul da Agência Anadolu

PR Newswire

ISTAMBUL, 26 de março de 2018

ISTAMBUL, 26 de março de 2018 /PRNewswire/ -- Tirada por Damir Sagolj, uma extraordinária fotografia de um menino morto, cujo corpo estava coberto por uma manta e os olhos cobertos por folhas, foi escolhida a "Foto do Ano de 2018" por um júri internacional na 4a Premiação Fotográfica de Istambul.

Damir Sagolj: Bangladesh Leaves cover the eyes of 11 month old Rohingye refugee Abdul Aziz after his body was brought back to family shelter at Balukhali refugee camp near Cox's Bazar, Bangladesh few hours after he died December 4, 2017. Adbul Aziz, whose family fled Myanmar some two months ago, died at local clinic after suffering from high fever and severe cough for ten days, his mother said.

Para ver o comunicado à imprensa em multimídia, clique em: 
https://www.multivu.com/players/uk/8295451-damir-sagolj-2018-istanbul-photo-awards/

A foto foi tirada no campo de refugiados de Balukhali, em Bangladesh. O menino Abdul Aziz e sua família haviam fugido de Myanmar dois meses antes de sua morte por febre. Infelizmente, Abdul Aziz não é a única criança vítima dos contínuos conflitos na região.

Kevin Frayer ganhou o primeiro prêmio na categoria "Story News", com foto que tirou para a Getty Images. Lukas Schulze ganhou o primeiro prêmio na categoria "Single Sports", enquanto Pavel Volkov ganhou o primeiro prêmio na categoria "Story Sports", com sua série de fotos tiradas para o jornal Vechernaya Moskva. Marcus Yam ganhou o primeiro prêmio na categoria "Story Nature & Environment" com seu trabalho para o Los Angeles Times.

Para conferir todos os ganhadores, visite  http://istanbulphotoawards.com/.

O editor digital sênior da revista Paris Match, Marion Mertens, disse: "Penso que a vencedora deste ano é realmente forte. É uma foto que explica muito sobre o que foi a grande notícia do ano. É uma foto muito comovente".

O premiado fotógrafo-chefe de esportes da Getty Images, Cameron Spencer, disse que a Premiação Fotográfica de Istambul é importante porque disponibiliza a jornalistas de todo o mundo uma plataforma para mostrar seus trabalhos pelo mundo através de exposições. Segundo Spencer, a Premiação Fotográfica de Istambul oferece aos jornalistas "uma plataforma para mostrar seus trabalhos ao mundo, resultando em uma grande exposição para os fotógrafos".

O júri formado por profissionais internacionais se reuniu em Istambul de 18 a 21 de março de 2018 e premiou 27 fotógrafos de 22 países. A Istanbul Metropolitan Municipality (IBB), a Turkish Airlines e a Turkish Cooperation and Coordination Agency (TIKA) foram patrocinadores do concurso.

Júri do Concurso Fotográfico de 2018

Foram membros do júri neste ano: Marion Mertens, editor digital sênior da Paris Match, na França; Cameron Spencer, fotógrafo-chefe de esportes da Getty Images; Yuri Kozyrev, fotojornalista da Noor Images; Georges De Keerle, fotógrafo e consultor de mídia visual; Michel Scotto, diretor de desenvolvimento de negócios fotográficos da AFP; Andrei Polikanov, editor de fotojornalismo; Frederic Lafargue, vencedor da Premiação Fotográfica de Istambul do ano passado; Ahmet Sel, editor-chefe de notícias visuais da Agência Anadolu e Firat Yurdakul, editor fotográfico da Agência Anadolu.

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis em istanbulphotoawards.com.

Contato: Elife Çekem, +90-533-788-06-28, istanbulphoto@aa.com.tr.

Foto: https://mma.prnewswire.com/media/657687/Anadolu_Agency_Photo_Awards.jpg

FONTE Anadolu Agency

Voltar noticias em Português no Mundo