Caso de assassinato no Reino Unido é selecionado como Sucesso de DNA de 2018

Caso de assassinato no Reino Unido é selecionado como Sucesso de DNA de 2018

A investigação do assassinato de Melanie Road, que demorou trinta anos, é concluída graças à dedicação da polícia e comparação de DNA

PR Newswire

ROMA, 4 de maio de 2018

ROMA, 4 de maio de 2018 /PRNewswire/ -- A Gordon Thomas Honeywell Governmental Affairs (GTH-GA) anunciou que o assassinato de Melanie Road que era investigado pela Polícia de Avon e Somerset (Reino Unido) foi selecionado como Sucesso de DNA de 2018 (DNA Hit 2018). O caso foi escolhido entre 61 casos apresentados por 14 países por uma comissão de sete juízes de diversas partes do mundo com experiência profissional em análise de DNA. O reconhecimento foi anunciado durante a Conferência anual de Soluções de Identificação Humana (HIDS, sua sigla em inglês) realizada em Roma, na Itália.

Esta é a segunda edição do programa "DNA Hit", que é organizado pela GTH-GA, autoridade internacional em políticas de bases de dados, legislação e leis de DNA. "A lista dos casos que se candidataram em 2018 mostra um aumento da confiança da polícia para utilizar soluções de bancos de dados de DNA de maneira agressiva e criativa para solucionar e evitar crimes", disse Tim Schellberg, presidente da GTH-GA.

Os juízes escolheram o caso do Reino Unido entre seis finalistas. Os cinco casos finalistas foram: um de Montenegro, um da China, e três dos Estados Unidos. Uma lista completa dos casos apresentados, uma apresentação do caso selecionado este ano e destaques de outros casos podem ser acessados em  http://www.dnaresource.com/hitoftheyear-2018.html

Melanie Road, de Bath, Reino Unido, foi assassinada em 9 de junho de 1984. Durante quase trinta anos, a polícia utilizou estratégias de DNA para elucidar o crime. O caso acabou sendo elucidado quando a filha do assassino foi colocada em um banco de dados de DNA do Reino Unido por um crime de menor importância. Alguns meses depois, uma busca familiar identificou o assassino e resultou na sua prisão e condenação.

Andy Marsh, comandante da polícia de Avon e Somerset, disse: "Elucidar o assassinato de Melanie Road foi muito importante, não só para a família de Melanie, como para toda a comunidade. No final, foram os avanços na tecnologia de análise de DNA, assim como a determinação, o comprometimento e a dedicação dos nossos policiais que solucionaram o caso".

"É uma grande honra sermos selecionados como o Sucesso de DNA de 2018 e um testemunho da capacidade dos bancos de dados de DNA para fazer justiça às vítimas e suas famílias. É também uma prova do profissionalismo de todos que trabalharam na investigação ao longo dos anos", disse Andy Marsh, comandante da polícia.

Sobre a GTH-GA: A Gordon Thomas Honeywell Governmental Affairs é reconhecida mundialmente como especialista em políticas de bancos de dados, legislação e leis de DNA. Durante quase vinte anos, os consultores da GTH-GA fornecem consultoria a mais de 50 países e estados sobre políticas e legislação para estabelecer ou expandir bancos de dados de DNA de criminosos.

 

FONTE Gordon Thomas Honeywell Governmental Affairs

Voltar noticias em Português no Mundo