CGTN: Gala do Festival da Primavera de 2025: uma celebração tocante da humanidade e do patrimônio cultural

CGTN: Gala do Festival da Primavera de 2025: uma celebração tocante da humanidade e do patrimônio cultural

PR Newswire

PEQUIM, 29 de janeiro de 2025

PEQUIM, 29 de janeiro de 2025 /PRNewswire/ -- A Gala do Festival da Primavera deste ano, uma celebração anual produzida e transmitida pelo China Media Group, começou na terça-feira, na véspera do Ano Novo Chinês, quando os chineses de todo o mundo celebraram o Festival da Primavera, o mais importante festival chinês que se concentra em reuniões familiares.

Conhecido como "Chunwan", a gala, a primeira desde que o Festival da Primavera da China foi inscrito na Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, não só continuou sua tradição como o programa imperdível para as famílias chinesas na véspera do Ano Novo Chinês desde 1983, mas também atingiu novos patamares ao mostrar o calor humano e o patrimônio cultural.

A gala teve uma mistura de apresentações, desde música, comédia e artes tradicionais, como ópera e artes marciais, até atos espetaculares como mágica e acrobacias. Foi também o quarto ano em que os espectadores puderam assistir a gala em telas verticais. O formato vertical otimizado para dispositivos móveis da gala provou ser especialmente popular, obtendo 130 milhões, 190 milhões e 420 milhões de visualizações, respectivamente, nos três anos anteriores.

Um encontro comovente

A gala deste ano colocou uma ênfase maior em celebrar as vidas e contribuições das pessoas comuns, incorporando ainda mais a ideia de "Gala do Festival da Primavera do povo."

Desde policiais de base e membros da equipe ferroviária até herdeiros do patrimônio cultural imaterial e personalidades famosas da internet, pessoas de todas as esferas da vida foram convidadas a compartilhar suas histórias pessoais e apresentar os programas na gala.

A gala também apresentou, pela primeira vez, transmissões sem barreiras para públicos com deficiências visuais e auditivas, utilizando tecnologia virtual de realidade aumentada (AR) e reconhecimento de voz por IA para proporcionar uma experiência de visualização inclusiva.

Intérpretes de língua de sinais, aprimorados por efeitos de realidade aumentada (AR) e descrições auditivas das apresentações, garantiram que todos pudessem aproveitar as festividades, consolidando ainda mais o papel da gala como uma celebração para todos.

Unindo culturas através da celebração

Como a primeira Gala do Festival da Primavera após o reconhecimento da UNESCO, a edição de 2025 enfatizou a exibição do patrimônio cultural imaterial da China.

O espetáculo visual de abertura, "Welcoming Fortune" (Acolhendo a Fortuna), combinou tecnologias de ponta, como AR, telas interativas e 3D a olho nu, para apresentar costumes tradicionais do Ano Novo Chinês e elementos culturais de todo o país.

Desde a vibrante arte de corte de papel até a gravação em cobre e as "flores de ferro", uma apresentação de arte folclórica na qual ferro fundido é lançado ao ar para criar um efeito de fogos de artifício, cada apresentação foi um testemunho da riqueza e diversidade do patrimônio cultural imaterial chinês.

Outro programa de destaque foi "The Pillars and Beams" (Os Pilares e Vigas), um ato de canto e dança inspirado no Eixo Central de Pequim, que foi reconhecido como Patrimônio Mundial da UNESCO em 2024.

A arte digital moderna também foi utilizada para mostrar as estruturas da antiga arquitetura chinesa aos espectadores em detalhes, trazendo uma experiência imersiva da excelente cultura tradicional chinesa.

A gala não é apenas um fenômeno doméstico, mas também um evento global, convidando pessoas de todo o mundo para participar da celebração.

Evan Kyle, um jovem americano que doou um álbum de fotos da Segunda Guerra Mundial para a China, foi convidado a participar da gala. Músicos e cantores estrangeiros também apresentaram durante a gala. Entre eles, a banda americana de rock, OneRepublic, cantou o seu sucesso "Counting Stars". Cantores chineses e peruanos cantaram "Condor and Lanhuahua", que combina "Lan Huahua", uma popular canção folclórica do norte de Shaanxi, na China, e "El Condor Pasa", uma canção folclórica peruana.

Por meio da CGTN e suas plataformas multilíngues, a gala deste ano alcançou espectadores em mais de 200 países e regiões.

Com transmissões ao vivo em inglês, espanhol, francês, árabe e russo e cobertura de mais de 2.900 meios de comunicação em todo o mundo, a gala continua a servir como uma ponte cultural, conectando pessoas ao redor do globo.

A CGTN lançou o desafio Snake Year Dance Fun para celebrar o Ano da Serpente, atraindo a participação ativa de mais de 70 países e regiões. A CGTN também realiza seu especial de Festival da Primavera, "Super Night", na véspera do Ano Novo Chinês, apresentando programas esplêndidos aos espectadores de todo o mundo em vários idiomas para promover o intercâmbio cultural.

Para mais informações, acesse:
https://news.cgtn.com/news/2025-01-28/2025-Spring-Festival-Gala-A-toast-to-humanity-and-cultural-heritage-1AxjvW3Y9eE/p.html

 

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/cgtn-gala-do-festival-da-primavera-de-2025-uma-celebracao-tocante-da-humanidade-e-do-patrimonio-cultural-302363775.html

FONTE CGTN

Voltar noticias em Português no Mundo