APSEZ adquire capacidade de 50 MTPA do NQXT Austrália, acelerando o caminho para 1 bilhão de toneladas por ano até 2030

APSEZ adquire capacidade de 50 MTPA do NQXT Austrália, acelerando o caminho para 1 bilhão de toneladas por ano até 2030

PR Newswire

AHMEDABAD, Índia, 20 de abril de 2025

O NQXT é um ativo altamente eficiente e gerador de caixa que consolidará a presença da APSEZ ao longo do corredor comercial Leste-Oeste, em linha com sua estratégia de expansão global

Aumento de carga

Aumento do EBITDA

EV/EBITDA múltiplo

35 MMT
NQXT de rendimento - AF25

A$ 228 milhões
NQXT - AF25

Valor empresarial do NQXT de
A$ 3.975 milhões

+ 7,8 %
para Carga do AF25 da APSEZ

+ 6,9 %
no EBITDA TTM de dezembro de 2024 da APSEZ
EBITDA

17 x
EV/EBITDA múltiplo
com base no AF25E

Sinopse do editor

AHMEDABAD, Índia, 20 de abril de 2025 /PRNewswire/ -- O Conselho de Administração da Adani Ports and Special Economic Zone Ltd. (APSEZ), a maior empresa integrada de serviços públicos de transporte da Índia, aprovou a aquisição da Abbot Point Port Holdings Pte Ltd (APPH), Singapura, da Carmichael Rail and Port Singapore Holdings Pte Ltd, Singapura (CRPSHPL). A CRPSHPL é uma parte relacionada.

Logotipo Adani Ports Logistics

A APPH detém as entidades proprietárias e operadoras do Terminal de Exportação de North Queensland, um terminal dedicado à exportação com capacidade atual de 50 milhões de toneladas por ano (MTPA). O terminal está localizado no Porto de Abbot Point, aproximadamente 25 km ao norte de Bowen, no norte de Queensland , na costa leste da Austrália.

A transação será concluída sem pagamento em dinheiro. A APSEZ emitirá 14,38 crore de ações ordinárias para a CRPSHPL, em troca da aquisição de 100% da APPH. Isso se baseia no valor empresarial da NQXT de A$ 3.975 milhões. Como parte da transação, a APSEZ também assumirá outros ativos e passivos não essenciais no balanço patrimonial da APPH, que a APSEZ realizará em poucos meses após a aquisição (impacto líquido zero na avaliação da transação). A alavancagem da APSEZ permanecerá em níveis semelhantes após a transação.

Falando sobre a aquisição, o Sr. Ashwani Gupta, diretor e CEO em tempo integral da APSEZ, disse: "A aquisição do NQXT é um passo fundamental em nossa estratégia internacional, abrindo novos mercados de exportação e garantindo contratos de longo prazo com usuários valiosos. Estrategicamente localizado no corredor comercial Leste-Oeste, o NQXT está pronto para um crescimento robusto como um ativo de alto desempenho, impulsionado pelo aumento da capacidade, pelas próximas renovações de contratos no médio prazo e pelo potencial de exportação de hidrogênio verde no longo prazo. Nossa meta é atingir um EBITDA de A$ 400 milhões em 4 anos. Estou orgulhoso em poder dar as boas-vindas ao NQXT em nossa iniciativa 'Growth with Goodness', pois exemplifica nosso compromisso com altos padrões em práticas ambientais, sociais e de governança."

Sobre o NQXT

O NQXT é um terminal de exportação multiusuário de águas profundas, com capacidade nominal de 50 milhões de toneladas por ano. O NQXT está localizado no Porto de Abbot Point, aproximadamente 25 km ao norte de Bowen, no norte de Queensland, na costa leste da Austrália. O Porto de Abbot Point (onde o NQXT está localizada) foi declarado como um Porto Estratégico e uma Área de Desenvolvimento Portuário Prioritário pelo Governo de Queensland1. O NQXT está sob um contrato de arrendamento de longo prazo do Governo de Queensland e é um ativo de infraestrutura crítica que apoia o significativo setor de recursos da Austrália. Atualmente, o NQXT fornece acesso estratégico a oito grandes clientes sob contratos de longo prazo "take or pay". As operações do NQXT contribuíram com A$ 10 bilhões para o Produto Bruto do Estado de Queensland e geraram 8.000 empregos na mineração e outros setores2.

Durante o AF25, o NQXT tinha uma capacidade contratual de 40 MMT e movimentou um volume recorde de carga de 35 MMT. A vida útil média ponderada da mina dos usuários atuais do NQXT é de c. 60 anos. A carga do NQXT foi exportada para 15 países, incluindo 88% para a Ásia e 10% para a Europa. O NQXT registrou uma receita de A$ 349 milhões e um EBITDA de A$ 228 milhões no AF25E (margem EBITDA incremental superior a 90% para a APSEZ, excluindo o custo de O&M de repasse incluído na receita).

Justificativa principal para a aquisição do NQXT

ESG

Desde o início das operações em 1984, o NQXT tem trilhado uma jornada de melhoria contínua e sustentabilidade. Com zero incidentes ambientais reportáveis durante o ano fiscal de 2025, zero fatalidades e uma taxa de frequência de acidentes com afastamento de 1,7, as operações no terminal têm apresentado excelentes padrões de segurança. O negócio tem se envolvido extensivamente no desenvolvimento comunitário, com 50% dos gastos operacionais do AF25 direcionados a fornecedores locais e regionais e AU$ 2,4 milhões investidos desde 2017 em iniciativas comunitárias em Bowen e Collinsville. Mais de 5% da força de trabalho do terminal se identifica como aborígine e ilhéu do Estreito de Torres, maior do que a proporção de pessoas das Primeiras Nações na população australiana. 

Consultores de transações

Cyril Amarchand Mangaldas atuou como consultora jurídica da APSEZ. Ashurst atuou como consultor jurídico internacional para a APSEZ. A GT Valuation Advisors Private Limited atuou como avaliadora registrada e a Grant Thornton Bharat LLP conduziu a revisão financeira do desktop. A SBI Capital Markets Limited também atuou como avaliadora independente, inclusive para conformidades com RBI / FEMA.

A transação está sujeita às aprovações necessárias, inclusive do Reserve Bank of India (RBI), acionistas, Conselho de Revisão de Investimentos Estrangeiros da Austrália e deve ser concluída em dois trimestres. 

Sobre a APSEZ

A Adani Ports and Special Economic Zone Ltd (APSEZ), parte do Grupo Adani globalmente diversificado, evoluiu de uma empresa portuária para uma Concessionária de Transporte Integrado, fornecendo soluções de ponta a ponta, desde o portão do porto até o portão do cliente. É o maior desenvolvedor e operador portuário da Índia, com 7 portos e terminais estrategicamente localizados na costa oeste (Mundra, Tuna Tekra e Berth 13 em Kandla, Dahej e Hazira em Gujarat, Mormugao em Goa, Dighi em Maharashtra e Vizhinjam em Kerala) e 8 portos e terminais na costa leste (Haldia em Bengala Ocidental, Dhamra e Gopalpur em Odisha, Gangavaram e Krishnapatnam em Andhra Pradesh, Kattupalli e Ennore em Tamil Nadu e Karaikal em Puducherry), representando 27% do volume total de portos do país, fornecendo assim capacidades para lidar com grandes quantidades de carga das áreas costeiras e do interior. A empresa também está desenvolvendo um porto de transbordo em Colombo, Sri Lanka e opera o Porto de Haifa em Israel e o Terminal de Contêineres 2 no Porto de Dar Es Salaam, na Tanzânia. A Plataforma Portuária para Logística, composta por instalações portuárias, recursos logísticos integrados, incluindo parques logísticos multimodais, armazéns de Grau A e zonas econômicas industriais, a coloca em uma posição vantajosa, pois a Índia pode se beneficiar de uma revisão iminente nas cadeias de suprimentos globais. A visão da empresa é ser a maior plataforma portuária e logística do mundo na próxima década. 

1 sob a Lei de Desenvolvimento de Portos Sustentáveis de Queensland de 2015.

2https://nqbp.com.au/about-us/economic-impact

Logotipo: https://mma.prnewswire.com/media/2668070/Adani_Ports_Logistics_Logo.jpg

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/apsez-adquire-capacidade-de-50-mtpa-do-nqxt-australia-acelerando-o-caminho-para-1-bilhao-de-toneladas-por-ano-ate-2030-302433016.html

FONTE Adani Ports and Special Economic Zone Limited

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