/C O R R E Ç Ã O -- The Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP)/

/C O R R E Ç Ã O -- The Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP)/

PR Newswire

BRASÍLIA, Brasil, 8 de maio de 2025

No comunicado à imprensa, Desigualdades tarifárias prejudicam os mais pobres do Brasil: novo estudo do GEAPP e PSR propõe reformas para custos de eletricidade mais justos, emitido 08-May-2025 pela The Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP) através da PR Newswire, fomos informados pela empresa que a tradução do comunicado de imprensa foi corrigida. Segue a versão completa e corrigida:

Desigualdades Tarifárias Sobrecarregam os Mais Pobres no Brasil: Novo Estudo da GEAPP e PSR Propõe Reformas para Custos de Eletricidade Mais Justos

BRASÍLIA, Brasil, 8 de maio de 2025 /PRNewswire/ -- As altas tarifas de eletricidade impactam desproporcionalmente os consumidores de baixa renda no Brasil, segundo um novo estudo.

Global Energy Alliance for People and the Plant

Para os brasileiros mais pobres, as contas de luz podem representar até 18% da sua renda mensal e quase um quarto (23%) do custo de uma cesta básica de alimentos, aponta o estudo.

Os dados fazem parte de uma nota técnica elaborada pela PSR e pela Aliança Global de Energia para as Pessoas e o Planeta (GEAPP, em inglês), que apresenta recomendações de políticas públicas para enfrentar a injustiça tarifária no Brasil.

"Caminhos para a Justiça Tarifária no Setor Elétrico Brasileiro" baseou-se em dados e entrevistas com diversos atores do setor para identificar os principais desafios e oportunidades para garantir o acesso à eletricidade a preços justos e equitativos.

Thiago Barral, Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, afirmou: "A justiça energética é uma prioridade para esta gestão do Ministério de Minas e Energia e do governo federal, e constitui um aspecto central da revisão do marco legal do setor elétrico brasileiro apresentada pelo Ministro Alexandre Silveira neste mês de abril. As contribuições da GEAPP e da PSR são valiosas para avançarmos em uma transição energética justa, com energia acessível e confiável para todos os brasileiros."

Entre as recomendações propostas estão: maior transparência na forma como as contas de luz são calculadas, revisão dos subsídios cruzados, modernização da estrutura tarifária e reforma da Tarifa Social de Energia Elétrica, que oferece descontos na conta de luz para famílias de baixa renda. A nota também destacou a necessidade de fortalecer o setor elétrico brasileiro frente aos efeitos das mudanças climáticas e propôs uma abordagem para o combate ao furto de energia no Brasil, que custa ao setor cerca de R$ 10 bilhões por ano.

"A justiça tarifária é importante em qualquer contexto, inclusive no atual processo de transição energética. Hoje, as tarifas do setor elétrico brasileiro carregam distorções que comprometem a capacidade de milhões de brasileiros de pagar suas contas de luz e também a competitividade do setor produtivo", afirma Luiz Barroso, CEO da PSR. "O Brasil precisa consolidar seu desenvolvimento neste setor em bases sustentáveis e compatíveis, com energia competitiva e assegurando sua posição de liderança global."

Os pontos abordados e as recomendações apresentadas na nota técnica oferecem contribuições fundamentais que estão estreitamente alinhadas com a ampla reforma do setor elétrico recentemente anunciada pelo Ministério de Minas e Energia, a qual busca modernizar o setor de eletricidade e tornar o sistema tarifário mais eficiente, justo e sustentável.

O anúncio e o estudo estabelecem as bases para a liderança do Brasil na agenda global de transição energética, em preparação para a cúpula do G20 deste ano, na África do Sul, e para a COP30, que será sediada em Belém, em novembro.

"Garantir o acesso à eletricidade de forma acessível, confiável e equitativa é fundamental para desbloquear oportunidades econômicas e avançar em uma transição energética justa", afirmou Woochong Um, CEO da Aliança Global de Energia para as Pessoas e o Planeta (GEAPP). "Quaisquer políticas financeiras que sobrecarregam desproporcionalmente as famílias mais pobres impedem o progresso justamente no momento em que o Brasil pode liderar pelo exemplo no cenário global. Na GEAPP, estamos comprometidos em trabalhar ao lado de nossos parceiros para impulsionar reformas que proporcionem energia limpa e acessível para todos — e para ajudar a catalisar as mudanças sistêmicas necessárias para promover um crescimento inclusivo e sustentável."

"Caminhos para a Justiça Tarifária no Setor Elétrico Brasileiro" está disponível em português e inglês, e pode ser acessado no link: https://energyalliance.org/brazil/

Logo - https://mma.prnewswire.com/media/2681761/GEAPP_Logo.jpg 

 

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/desigualdades-tarifarias-prejudicam-os-mais-pobres-do-brasil-novo-estudo-do-geapp-e-psr-propoe-reformas-para-custos-de-eletricidade-mais-justos-302450273.html

FONTE The Global Energy Alliance for People and Planet (GEAPP)

Voltar noticias em Português no Mundo