A 9a final do ICT Competition da Huawei foi concluída com sucesso

A 9a final do ICT Competition da Huawei foi concluída com sucesso

PR Newswire

SHENZHEN, China, 27 de maio de 2025

Dezesseis equipes de sete países da América Latina foram homenageadas Universidades brasileiras ganharam o primeiro Grande Prêmio

SHENZHEN, China, 27 de maio de 2025 /PRNewswire/ -- A cerimônia de encerramento e a cerimônia de premiação da Final Global do ICT Competition da Huawei 2024-2025 foi realizada em Shenzhen, China. Dezesseis equipes do Brasil, Argentina, El Salvador, Peru, Chile, México, Colômbia, República Dominicana e Costa Rica competiram por dois dias nos circuitos de inovação e prática das Finais Globais. Pela primeira vez ganharam um Grande Prêmio, três Primeiros Prêmios, sete Segundos Prêmios e seis Terceiros Prêmios.

Ecossistema de computação de TIC e desenvolvimento de talentos da Huawei na América Latina

A competição regional da América Latina atraiu mais de 4.000 pessoas da Região, um número recorde de candidatos, e 64 professores e alunos de 16 equipes foram finalistas nas finais globais. Após intensa competição, as equipes da América Latina demonstraram excelentes capacidades técnicas e inovadoras: a equipe do Instituto Federal do Tocantins (Brazil) ganhou pela primeira vez na Região da América Latina o Grande Prêmio da Pista de Prática. A equipe do Instituto Federal da Bahia (Brazil) ganhou o Primeiro Prêmio do Concurso de Inovação e o Primeiro Prêmio do Mulheres de Ciência e Tecnologia. O Instituto Federal da Paraíba (Brazil) ganhou o Primeiro Prêmio do Practice Cloud Race Track. As equipes UTN Facultad Regional Resistencia e Universidad Nacional de Rafaela, da Argentina, Instituto Profesional DoucUC, do Chile, e Instituto Federal do Ceará, do Brasil, ganharam sete Segundos Prêmios.

Durante a competição, a Região realizou o Salão de Desenvolvimento de Talentos e Ecossistemas de Computação de TIC da América Latina para discutir as perspectivas estratégicas e os planos práticos para o Ecossistema de Computação de inteligencia artificial (IA) na América Latina para ajudar no desenvolvimento de talentos científicos e tecnológicos. Winson Lu, diretor de Estratégia e Marketing da Huawei na América Latina, observou: "A competição promove o aprendizado e a inovação. A prática da competição melhora as habilidades dos estudantes latino-americanos em computação em nuvem, big data e tecnologias de IA e motiva jovens latino-americanos a usar tecnologias de TIC para promover o progresso social. Oriente os jovens latino-americanos a usar as tecnologias de TIC para resolver problemas práticos na agricultura, saúde, educação e outras áreas de subsistência."

Na acelerada onda de transformação digital global, a demanda por pessoal qualificado em inteligência artificial, big data e segurança do ciberespaço, continuará a crescer no futuro. No entanto, a escassez de talentos em áreas afins se tornará cada vez mais proeminente. De acordo com o Relatório de Talentos Digitais da América Latina da IDC, a Região terá uma lacuna de 2,5 milhões de talentos em TIC nos próximos cinco anos. A demanda e a oferta por habilidades ficarão desalinhadas. O cultivo de talentos locais requer a colaboração de governos, universidades e empresas. Para enfrentar esse desafio, a Huawei ICT Competition criou várias faixas, como competições práticas, de inovação e de programação, bem como cooperação entre escolas e empresas e cursos para cultivar talentos técnicos de alta qualidade que possam atender aos requisitos futuros de habilidades e ajudá-los a destacar-se na sociedade digital inteligente.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2697502/Huawei.jpg 

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/a-9a-final-do-ict-competition-da-huawei-foi-concluida-com-sucesso-302466461.html

FONTE Huawei

Voltar noticias em Português no Mundo