Pesquisa da Provenir revela que metade dos executivos enfrentam dificuldades para fazer gestão de risco de crédito e prevenção a fraudes

Pesquisa da Provenir revela que metade dos executivos enfrentam dificuldades para fazer gestão de risco de crédito e prevenção a fraudes

PR Newswire

SÃO PAULO, 30 de maio de 2025

Estudo aponta a Inteligência Artificial como peça-chave nas estratégias de decisão de risco e combate a fraudes em 2025

SÃO PAULO, 30 de maio de 2025 /PRNewswire/ -- Uma nova pesquisa internacional conduzida pela Provenir, líder global em soluções de decisão orientadas por inteligência Artificial, revela um dado preocupante: quase 50% dos executivos do setor financeiro ainda enfrentam desafios significativos na gestão de risco de crédito e na prevenção de fraudes. Diante desse cenário, a maior parte das instituições está reformulando suas estratégias para 2025, com a IA ganhando protagonismo nesse movimento de transformação digital.

O levantamento foi realizado com cerca de 200 tomadores de decisão — entre gerentes, diretores e vice-presidentes — de instituições financeiras na América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. O objetivo foi mapear os principais obstáculos e prioridades relacionados à tomada de decisão em risco de crédito, prevenção a fraudes e adoção de tecnologias emergentes.

Principais destaques da pesquisa:

A pesquisa também destaca as consequências da fragmentação tecnológica: 59% dos executivos afirmam que a operação de múltiplos sistemas de decisão prejudica a fluidez dos dados e a visão integrada dos clientes. Já 52% relatam ineficiências operacionais e 28% identificam impactos negativos na experiência do usuário final.

"As instituições financeiras estão atentas à crescente complexidade do cenário de riscos e sabem que precisam inovar para garantir decisões mais ágeis, seguras e centradas no cliente," destaca Carol Hamilton, Chief Product Officer da Provenir.

No que diz respeito à prevenção de fraudes, 37% dos profissionais entrevistados dizem que ainda enfrentam obstáculos na orquestração e integração de novas fontes de dados — o que compromete a eficácia dos sistemas antifraude. Além disso, 36% apontam dificuldades no uso de IA e machine learning para detectar fraudes em tempo real. A necessidade de romper silos entre as áreas de risco de crédito e fraude também foi mencionada por um terço dos entrevistados como essencial para uma abordagem antifraude verdadeiramente integrada.

De acordo com Patricia Matheus, Country Manager da Provenir, o setor financeiro tem evoluído de forma acelerada em função da necessidade de integração de dados, decisões em tempo real e a prevenção de fraudes.  "Sabemos que o consumidor brasileiro valoriza agilidade e segurança, e a Inteligência Artificial é uma aliada indispensável para reforçar estes valores. Com plataformas integradas e modelos preditivos ajustáveis em tempo real, ajudamos as instituições financeiras a oferecerem jornadas mais fluidas, seguras e centradas no cliente," afirma.

"Com plataformas de decisão baseadas em IA, é possível unificar as equipes de risco e fraude, viabilizando uma visão 360º do cliente e decisões mais estratégicas em todas as etapas do ciclo de vida", afirma Carol Hamilton, Chief Product Officer da Provenir.

O relatório completo com os dados da pesquisa pode ser acessado aqui.

Contato: 
ivania@capitalinformacao.com.br

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/pesquisa-da-provenir-revela-que-metade-dos-executivos-enfrentam-dificuldades-para-fazer-gestao-de-risco-de-credito-e-prevencao-a-fraudes-302469754.html

FONTE Provenir

Voltar noticias em Português no Mundo