Ação da Youcom transforma clientes engajados em influenciadores da marca

Ação da Youcom transforma clientes engajados em influenciadores da marca

PR Newswire

PORTO ALEGRE, Brasil, 10 de junho de 2025

Após projeto piloto bem-sucedido, empresa de moda jovem vai multiplicar, em 2025, o envio de kits personalizados a fãs da loja, para incentivá-los a produzir avaliações autênticas nas mídias sociais

PORTO ALEGRE, Brasil, 10 de junho de 2025 /PRNewswire/ -- A Youcom, varejista especializada em moda jovem, vai mais do que dobrar em 2025 o tamanho do programa "Youcom Me Nota", que tem como objetivo transformar clientes engajados em influenciadores digitais e amplificar o alcance da marca a partir de avaliações autênticas de produtos. A ideia nasceu em 2023, a partir da percepção de que a empresa contava com uma grande quantidade de consumidores que, mais do que clientes, se consideravam super fãs. Esses usuários sentiam uma ligação profunda com a loja e gostavam de divulgá-la espontaneamente. 

A partir daí, a Youcom identificou a oportunidade de desenvolver uma ação baseada no conceito de UGC (User Generated Content) e enviou para alguns desses clientes um kit personalizado. A seleção das peças foi feita com base no estilo de cada consumidor, a partir da análise das suas preferências nas redes sociais, em um esforço para conhecer o cliente a fundo e gerar encantamento. Os kits incluem roupas, acessórios e cartas personalizadas, reforçando a proximidade e o cuidado.   

A expectativa era que os usuários compartilhassem nas redes digitais avaliações sobre os produtos. O resultado desse piloto foi tão positivo, com alta adesão, ótimas avaliações e o alcance de novos públicos, que a Youcom resolveu investir na estratégia e aumentar em cerca de 150% o número de kits que serão distribuídos neste ano, em comparação com o ano passado, atingindo centenas de usuários. Em comparação com 2023, o aumento no número de kits supera 600%. A meta é fortalecer ainda mais a conexão da empresa com seu público, incrementar o engajamento e consolidar a marca como referência em moda jovem e lifestyle urbano.  

"A iniciativa valoriza aqueles que consomem e divulgam a marca de forma espontânea, aqueles que já demonstram identificação e criaram uma conexão natural e autêntica com nossa forma de viver a moda", diz a gerente de marketing da Youcom, Louise Schmitt

Diferentemente do que ocorre nas parcerias tradicionais com influenciadores, o "Youcom Me Nota" se destaca por não recorrer a famosos com grande quantidade de seguidores. Prioriza pessoas com redes pequenas e diversificadas, mas que realmente amam a marca. As postagens desses usuários alcançam um número limitado de seguidores, mas geram um impacto muito alto nesses contatos. Com um novo olhar para o mercado de marketing de influência, essa estratégia tem trazido resultados promissores, por causa da autenticidade envolvida. 

Marketing de Estratégia 

De acordo com o relatório State of Social Commerce, da SproutSocial, o comportamento de compra dos jovens está diretamente ligado à busca por avaliações com autenticidade. Embora o relatório seja abrangente e englobe diversas faixas etárias, destaca tendências específicas que são particularmente relevantes para a Geração Z (nascidos entre meados da década de 1990 até 2010), como a influência das mídias sociais.  

Para esse público, o consumo de conteúdo por plataformas como Instagram e TikTok é crucial para a descoberta de produtos e a tomada de decisões de compra. Isso significa que, cada vez mais, os consumidores buscam experiências reais e opiniões honestas, em vez de publicidade tradicional e excessivamente polida.

"O 'Youcom Me Nota' coloca o cliente no centro da estratégia, como um nano influenciador. Antes, tínhamos a marca falando de si, com macro e micro influenciadores protagonizando campanhas, mas faltava esse incentivo ao review espontâneo e autêntico. Agora, a Youcom empodera seus próprios clientes a gerar conteúdo, criando um ciclo de confiança e identificação muito forte", explica Louise Schmitt

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2705387/youcom_novo_conceito_de_loja.jpg

Cision View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/acao-da-youcom-transforma-clientes-engajados-em-influenciadores-da-marca-302476816.html

FONTE Youcom

Voltar noticias em Português no Mundo