Menos da metade do setor público faz backup diário de sistemas críticos, revela pesquisa

Menos da metade do setor público faz backup diário de sistemas críticos, revela pesquisa

PR Newswire

SÃO PAULO, 11 de junho de 2025

Em um cenário com quase 30 mil ataques reportados nos últimos 3 anos, as lacunas de backup no setor público se tornam ainda mais alarmantes

SÃO PAULO, 11 de junho de 2025 /PRNewswire/ -- A Object First revelou, por meio de novos dados de Liberdade de Informação (FoI, sigla em inglês para Freedom of Information), que menos de 50% das organizações do setor público do Reino Unido fazem backup de sistemas críticos diariamente. Um dado alarmante, já que nos últimos três anos são mais de 28 mil violações de dados relatadas em fundos do Serviço Nacional de Saúde (NHS), conselhos locais e instituições de ensino, expondo dados pessoais, de saúde e financeiros.

"As organizações do setor público realizam um trabalho vital, muitas vezes com imensas restrições de recursos, mas a escala dessas lacunas na proteção de dados é muito preocupante. Quando menos da metade das organizações governamentais faz backup de sistemas críticos diariamente, e menos ainda implementaram a imutabilidade ou o Zero Trust, os riscos de ransomware podem ser catastróficos", diz Andy French, diretor de Marketing de Produtos da Object First.

As descobertas surgem em um momento em que ataques de ransomware geraram um fluxo estimado de 1 bilhão de dólares para criminosos de ransomware em todo o mundo. A Agência Nacional de Crimes (NCA) considera o ransomware a maior ameaça à segurança cibernética, além de representar um risco à segurança nacional. No entanto, com 96% dos incidentes de ransomware mirando backups, estratégias insuficientes – especialmente sem imutabilidade e Zero Trust – deixam o setor público e os cidadãos altamente vulneráveis.

A Object First conduziu a campanha "FoI" para avaliar como organizações do setor público protegem os sistemas críticos contra ameaças cibernéticas. Foram contatadas 150 organizações e as respostas apontaram vulnerabilidades graves em backups de dados, imutabilidade e práticas de segurança Zero Trust. Duas agências do NHS confirmaram ter sido afetadas por ataques de ransomware.

Principais descobertas: 

 "Com os ataques de ransomware cada vez mais direcionados a backups, as organizações do setor público precisam fortalecer suas estratégias de segurança. O governo do Reino Unido pode considerar novas propostas para fortalecer as defesas, mas é necessário agir agora. Nossa pesquisa recente com o Enterprise Strategy Group descobriu que 81% dos profissionais de TI consideram o armazenamento de backup imutável, construído com base nos princípios do Zero Trust, a melhor defesa contra ransomware. Esse consenso deixa claro que a resiliência começa com o armazenamento. Isso não requer implementações complexas e caras – apenas soluções seguras, simples e potentes, que forneçam imutabilidade instantânea", conclui Andy.

Contato para Imprensa
Juliana Ornellas
juliana@capitalinformacao.com.br
Estela Silva
estela@capitalinformacao.com.br 

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/menos-da-metade-do-setor-publico-faz-backup-diario-de-sistemas-criticos-revela-pesquisa-302479111.html

FONTE Object First

Voltar noticias em Português no Mundo