Autoridades dos EUA, Reino Unido e Congo inauguram a Zona Econômica Especial da Cidade de Kiswishi

Autoridades dos EUA, Reino Unido e Congo inauguram a Zona Econômica Especial da Cidade de Kiswishi

PR Newswire

CIDADE de KISWISHI, República Democrática do Congo, 16 de junho de 2025

 CIDADE de KISWISHI, República Democrática do Congo, 16 de junho de 2025 /PRNewswire/ -- Autoridades dos governos americano, britânico e congolês lançaram grandes investimentos estrangeiros diretos na República Democrática do Congo (RDC) com a inauguração de uma fábrica de engarrafamento da Pepsi de US $ 50 milhões e um depósito de combustível da Congo Petrol. Inaugurando a Zona Econômica Especial da Cidade de Kiswishi (ZEE), a primeira ZEE privada na RDC, os funcionários também iniciaram a construção de um balcão único para serviços governamentais acelerados para investidores.

American, British, and Congolese officials, along with executives from PepsiCo (Varun Beverages), Congo Petrol, and Rendeavour, break ground at Kiswishi City Special Economic Zone in Lubumbashi, Democratic Republic of the Congo. The launch marks the start of construction on a USD 50 million Pepsi bottling plant, a fuel depot by Congo Petrol, and a One-Stop Shop for investor services.

Os investimentos na SEZ da cidade de Kiswishi criarão milhares de empregos e expandirão as marcas da PepsiCo, sediada em Nova York, na província de Haut-Katanga, em rápido crescimento. Desenvolvida pela indiana Varun Beverages, a maior engarrafadora da Pepsi fora dos Estados Unidos, a instalação fica em 15 hectares de terra na SEZ da cidade de Kiswishi.

A Congo Petrol, distribuidora e licenciada da Dalbit Petroleum do Quênia, desenvolverá uma instalação de armazenamento e armazenamento de produtos petrolíferos de última geração de 8.000 metros cúbicos em sete hectares, aumentando sua capacidade de atender com eficiência à crescente demanda na região.

Apoiada por investidores americanos, britânicos, neozelandeses e noruegueses, a Kiswishi City SEZ é um projeto da Rendeavour, a nova construtora de cidades da África, cujas cidades de uso misto no Quênia, Nigéria, Gana, Zâmbia e RDC catalisaram bilhões de dólares em investimentos estrangeiros e domésticos, além de dezenas de milhares de empregos para jovens africanos.

Lucy Tamlyn, Embaixadora dos EUA na RDC, disse: "Obrigado aos investidores que acreditam a longo prazo. A SEZ da cidade de Kiswishi é um investimento de longo prazo que requer muita fé, confiança e apoio. A Embaixada dos EUA continuará a ser uma forte defensora."

Alyson King, Embaixadora do Reino Unido na RDC, disse: "Estou muito feliz em ver o lançamento deste projeto financiado pelo Reino Unido e outros investidores, que se alinha perfeitamente com a visão do Reino Unido para suas parcerias em toda a África, apoiando a agregação de valor local, a criação de empregos e benefícios duradouros para as comunidades."

O professor Jean-Marie Kanda, consultor sênior do presidente da RDC, disse: "A Rendeavour e a Kiswishi City SEZ, com seus acionistas americanos, britânicos, neozelandeses e noruegueses, agregam um tremendo valor à nossa economia, investindo em infraestrutura crítica e novas cidades bem organizadas. O Rendeavour merece apreço pela confiança e impulso que deu ao setor industrial congolês. A cerimónia de hoje é um testemunho do seu compromisso com a visão do Presidente da República, Chefe de Estado, tal como implementada pelo governo liderado por Sua Excelência, a Senhora Primeira-Ministra."

Preston Mendenhall, COO do Grupo Rendeavour, disse: "O investimento da Rendeavour na SEZ da cidade de Kiswishi representa algo profundo para a República Democrática do Congo. Em vez de extrair recursos da paisagem, estamos literalmente adicionando a ela, na forma de infraestrutura de alta qualidade – energia, água, estradas e internet. Estamos construindo uma cidade de uso misto, de renda mista, inclusiva e totalmente ecológica para os congoleses."

Outros dignitários presentes incluíram: John Muloba, ministro da Indústria de Haut-Katanga; Calvin Bailey, enviado comercial do Reino Unido para a África Austral e membro do Parlamento; Ritchie Callaghan, cônsul honorário do Reino Unido em Lubumbashi; Hypolite Magogo, vice-diretor geral da Agência de Zonas Econômicas Especiais; Vishal Gupta, diretor administrativo da Varun Beverages;  Collins Kiprop, gerente nacional da Congo Petrol; e o senador Jean Bamanisa Saidi, presidente do Club BTP & CMA.

As empresas da ZEE da cidade de Kiswishi, a primeira ZEE privada na RDC, também incluem a Queen Energy, a Zindua Investment, a SDG Afrique, a Congo Mineral Services e a Congolese Analytical Laboratory. A primeira fase da propriedade residencial de Kiswishi, Kimia, está 98% esgotada. O Balcão Único, que será administrado pela Agência de Zonas Econômicas Especiais, garante que os investidores possam receber serviços governamentais em um local conveniente.

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2711577/Kiswishi_City_Rendeavour_Construction.jpg

 

Cision View original content:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/autoridades-dos-eua-reino-unido-e-congo-inauguram-a-zona-economica-especial-da-cidade-de-kiswishi-302482940.html

FONTE Kiswishi City/Rendeavour

Voltar noticias em Português no Mundo