PR Newswire
SÃO PAULO, 23 de junho de 2025
O que antes era visto como um mero custo operacional hoje se transformou no centro dos negócios: a logística
SÃO PAULO, 23 de junho de 2025 /PRNewswire/ -- Entregar o produto certo, no lugar certo e na hora certa deixou de ser um diferencial para virar exigência básica do consumidor. E o que antes era visto como um mero custo operacional hoje se transformou no centro dos negócios: a logística.
"Mais do que garantir a movimentação de mercadorias, a logística é fator determinante na geração de receita, criação de valor e, sobretudo, fidelização dos clientes. Bem executada, ela também fortalece a imagem, aumenta taxas de conversão e reduz retrabalhos e desperdícios", afirma o CIO da Luft Logistics, Gustavo Saraiva.
Segundo ele, em um mercado cada vez mais competitivo e digitalizado, os clientes esperam eficiência, transparência e agilidade em todas as etapas da jornada de compra. "Quem não atender essas expectativas com consistência corre sério risco de perder espaço para concorrentes mais ágeis e tecnologicamente preparados", diz ele.
A base da precisão
Essa realidade exige uma infraestrutura sólida, sustentada por pilares como inteligência de dados, automação e integração de sistemas. Juntos, eles formam a base para uma operação logística precisa, escalável e capaz de responder rapidamente às demandas do mercado.
"A inteligência de dados permite prever tendências, gerenciar estoques com maior assertividade e identificar gargalos antes que impactem negativamente a cadeia. Sistemas automatizados eliminam falhas humanas, aumentam a produtividade e permitem respostas rápidas diante das demandas. E a integração entre plataformas oferece visibilidade total e atualização em tempo real, promovendo o alinhamento entre todos os elos da operação — do fornecedor ao cliente final", continua Saraiva.
Algoritmos e previsibilidade
"No passado, para alguns bastava ter estoque disponível. Hoje, é preciso saber quando, onde e como distribuí-lo com precisão estratégica. É necessário prever rotas, evitar gargalos e antecipar imprevistos por meio de algoritmos inteligentes. No varejo contemporâneo, a integração entre canais físicos e digitais exige uma infraestrutura logística flexível e robusta", explica o executivo.
Experiência do cliente: norte estratégico
Segundo Saraiva, a logística já não é suporte à estratégia — ela é a estratégia. O foco deve estar em construir relacionamentos duradouros com os clientes, entregando não apenas produtos, mas experiências positivas em cada interação. O momento da entrega muitas vezes é o último ponto de contato direto com o consumidor e pode definir sua percepção sobre a marca.
"Empresas que compreendem esse conceito estão investindo na experiência da entrega, comunicação proativa com os clientes, rastreabilidade em tempo real e opções flexíveis de devolução. Essas ações não apenas melhoram a satisfação do consumidor, mas também geram feedbacks valiosos para aprimorar continuamente os processos internos. Com isso, conseguem escalar operações de forma sustentável e consolidar sua posição no mercado", complementa.
Logística inteligente e integrada
Uma logística integrada e inteligente torna-se, de acordo com o CIO, um diferencial difícil de ser replicado. "Investir em logística inteligente e integrada é, antes de tudo, reconhecer seu papel fundamental no coração do negócio. É entender que, além de entregar produtos, é possível entregar valor, confiança e resultados consistentes. Em um mundo hiperconectado e cada vez mais exigente, a logística é o elo que conecta necessidades e soluções. E quem souber utilizar este pilar estrategicamente estará à frente da competição", finaliza.
Sobre a Luft Logistics — Desde sua fundação em Santa Rosa (RS), em 1975, a Luft Logistics implementa soluções logísticas que aumentam a eficiência dos negócios. A visão integrada da Logística enquanto parte do sistema de supply e de aceleração das vendas dos Clientes sempre foi um forte diferencial da Companhia, que investe continuamente em tecnologias que integram os ecossistemas e mercados. A Luft se posiciona atualmente como uma logtech pois a tecnologia, além de fundamental na integração dos negócios, cria uma competitividade superior para os Clientes. Hoje, seus serviços vão muito além da Logística. Eles também incluem operações de full service, de full commerce e sistemas, que juntos transformam a logística num potencializador de vendas para o Agro, Farma e Varejo. Mais informações sobre a Companhia podem ser encontradas no Site, LinkedIn, Instagram e TikTok. Contatos Comerciais: Luft Agro: (11) 96451-0140; Luft Healthcare: (11) 99106-2715; Luft Solutions: +55 (11) 91541-7802.
Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2716790/PR_Newswire_Log_stica_23jun25.jpg
View original content to download multimedia:https://www.prnewswire.com/br/comunicados-para-a-imprensa/grupo-luft-destaca-a-logistica-como-pilar-das-operacoes-302488440.html
FONTE Luft Logistics