PR Newswire
LONDRES, Reino Unido, 5 de Março, 2012
O Mês de Alerta para o Cancro Colorretal na Europa (MACCE) Apela a Todos os Europeus para que Lutem contra essa Tendência.
A carga global do cancro colorretal continua a aumentar, em grande parte devido ao envelhecimento e ao aumento da população mundial a par de uma adoção crescente de comportamentos causadores de cancro., especialmente o fumo, em países desenvolvidos. O cancro colorretal (CCR) é raro em países em vias de desenvolvimento, mas é a segunda doença maligna mais frequente em sociedades abastadas. Na Europa, todos os anos, mais de 450 000 pessoas recebem o diagnóstico de cancro colorretal e cerca de 230 000 irão morrer da doença.
As taxas de incidência estão a aumentar rapidamente em várias regiões historicamente de baixo risco, incluindo a Espanha e uma série de países dentro da Europa Oriental. É de notar que as taxas entre homens na República Checa já excederam o pico de incidência observada nos Estados Unidos, onde as taxas estão a baixar ou a estabilizar. Pensa-se que tendências tão desfavoráveis refletem a conjugação de fatores incluindo mudanças no padrão alimentar, obesidade e aumento da prevalência do fumo.
Embora as taxas de mortalidade por cancro colorretal tenham estado a baixar em vários países ocidentais, em grande parte devido à melhoria do tratamento, ao aumento da consciencialização e da deteção precoce, as taxas continuam a aumentar em muitos países com recursos e infraestruturas de saúde mais limitados, sobretudo na Europa Central e Oriental.
Estes números são alarmantes, visto que o CCR é uma doença altamente evitável através de diagnóstico cada vez mais aperfeiçoado e curável em cerca de 90% dos casos, se for diagnosticado precocemente.
É por isso que se torna imperativo espertar as consciências para o exame do CCR e para o tratamento, especialmente naqueles países onde as taxas continuam a aumentar. O MACCE lançado em 2008 pela EuropaColon, está a ajudar a atingir esse objetivo. Os 21 grupos filiados e associados do MACCE por toda a Europa incluindo: Espanha, República Checa e Polónia estão a levar a cabo numerosas atividades públicas, durante o mês de Março para aumentar a visibilidade da prevenção e tratamento do CCR na imprensa, no público e a nível político.
«É alarmante ver o aumento acelerado dos números de incidência e morte por CCR, em muitos países da Europa, enquanto noutros decrescem, refletindo de forma dramática as diferenças no rastreio e no tratamento na Europa», diz Jola Gore-Booth, fundador e CEO do EuropaColon. «As atividades durante o MACCE levadas a cabo pelas nossas organizações locais ajudam a informar mais as pessoas por toda a Europa, sobre a prevenção, o rastreio e o acesso a melhores tratamentos e cuidados. Apelamos aos políticos, médicos, indústria e imprensa para apoiarem estas iniciativas, a fim de salvar vidas poupando-as a esta ameaçadora doença».
Sobre a EuropaColon:
Fundada por Jola Gore-Booth em 2004, a EuropaColon é a primeira organização chapéu de chuva dedicada ao cancro colorretal. Tem por objetivo reunir doentes, cuidadores, profissionais de saúde, políticos, a imprensa e o público na luta contra a doença. A EuropaColon está atualmente representada em 21 países da Europa e tem sido reconhecida como a voz dos dentes de cancro colorretal no Parlamento Europeu em Bruxelas, Bélgica. Para uma atualização constante das atividades do grupo de filiados e associados visite, por favor.
Endereço:http://www.europacolon.com
Sede: EuropaColon (headquarter): 94 Wilton Road, Salisbury, SP27JJ, Reino Unido
Referências:
Jemal A et al, Global Cancer Statistics, CA CANCER J CLIN 2011;61:69-90, http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.3322/caac.20107/full
Ferlay J et al, Estimates of worldwide burden of cancer in 2008: GLOBOCAN Int J Cancer, 2008, http://globocan.iarc.fr/factsheet.asp
Jola Gore-Booth
Telefone: +447990972650
Fonte: europacolon
Copyright (c) 2012 PR Newswire
Voltar à Página Inicial