PR Newswire
BRUXELAS, 24 de Outubro de 2012
Antes do dia Mundial do Acidente Vascular Cerebral (AVC) de 2012 (29 de Outubro), a Deputada Portuguesa ao Parlamento Europeu, Edite Estrela, juntou-se a muitos outros decisores políticos da UE, assim como a 90 Organizações Médicas e de Doentes, e mais de 100 000 pessoas, em apoio à Carta Global de Direitos dos Doentes com Fibrilação Auricular (FA) e apelaram aos Governos Nacionais e à Organização Mundial de Saúde para que tomem medidas e tornem a prevenção de AVC associados à FA uma prioridade. A Carta define formas de melhorar o diagnóstico e se a gestão da FA fosse implementada, milhares de AVC seriam evitados todos os anos.
http://www.multivu.com/players/English/57497-sign-against-stroke/
Porque é que necessário tomar medidas agora?
Os AVC associados à FA são uma epidemia em crescendo. Só na Europa dez milhões de pessoas são afetadas pela FA – a perturbação crónica do ritmo cardíaco (arritmia) mais frequente no mundo. No entanto, com uma população em crescente envelhecimento estima-se que o número de Europeus afetados aumentará para entre 25 a 30 milhões em 2050. Isto é muito preocupante porque pessoas com FA são cinco vezes mais propícias a sofrer um AVC do que aqueles sem FA. Além disso, estes AVC são mais graves do que aqueles que não estão associados à FA, e como tal mais custosos em termos de impacto nas pessoas e nos orçamentos dos serviços de saúde e sociais.
"Acho que é muito importante que os Ministérios da Saúde dos 27 Estados-Membros da UE prestem a devida atenção à Carta Global de Direitos dos Doentes com FA," disse Edite Estrela, Deputada ao Parlamento Europeu e Membro da Comissão Parlamentar do Ambiente, Saúde Pública e Segurança Alimentar. "As recomendações deste documento podem ajudar os governos a atingir os objetivos da Carta Europeia para a Saúde do Coração e o objetivo recentemente adotado pelas Nações Unidas de reduzir em 25% as doenças não transmissíveis até ao ano 2025. Isto poderá reduzir o sofrimento das pessoas e o impacte significativo que os AVC associados à FA têm nos orçamentos dos sistemas de saúde. "
O fardo financeiro causado por AVC nos países Europeus é enorme. Em 2010, o custo estimado de AVC na Europa foi de 64 mil milhões de euros. Assumindo que 15% desses AVC foram causados pela FA, os quais geralmente são mais graves, o custo de AVC associados à FA poderá ter sido de pelo menos 10 mil milhões só em 2010.
O impacto pessoal nos sobreviventes de AVC associados à FA e nas suas famílias não pode ser menosprezado, já que mais de um terço de sobreviventes regressam a casa com algum nível de incapacidade permanente. A FA também aumenta o risco de complicações médicas no seguimento de um AVC, estando os sobreviventes de AVC associados à FA mais propícios a sofrerem de condições tais como pneumonia e acumulação de fluído nos pulmões.
Os AVC podem ser prevenidos: Previna-os!
No entanto, a maioria destes AVC são previsíveis. Apesar de não existir uma solução rápida e fácil, existem passos que podem ser tomados para melhorar a consciencialização, a deteção, o diagnóstico e a gestão de FA para reduzir o número de pessoas cujas vidas são devastadas todos os anos.
"Os governos deveriam trabalhar em conjunto com Organizações Médicas e de Doentes para tornar a prevenção e tratamento de AVC associados à FA numa prioridade nacional de cuidados de saúde e incrementar planos de prevenção nacionais para o AVC," disse a Deputada Edite Estrela."Todos deveríamos fazer o nosso melhor para aumentar o acesso à informação, ao diagnóstico precoce de FA e a uma gestão adequada de prevenção de AVC associados à FA."
Uma Voz Unificada Mundialmente
A Carta Global de Direitos dos Doentes com FA é apoiada por mais de 90 Organizações Médicas e de Doentes em todo o Mundo. A sua campanha, Assine Contra o AVC na Fibrilação Auricular, apela a todos os indivíduos em todo o mundo para que assinem o seu nome em SignAgainstStroke.com, a fim de demonstrarem o seu apoio à Carta e pedirem aos Governos Nacionais que implementem as recomendações para a prevenção de AVC associados à FA.
"Fico muito contente em constatar o rápido crescimento no apoio à Carta Global de Direitos dos Doentes com FA," disse Trudie Lobban MBE, Fundadora e Administradora da Arrhythmia Alliance, e Co-fundadora e Directora-geral da Atrial Fibrillation Association. "Mais de 100 000 decisores políticos, profissionais de saúde, doentes, as suas famílias e membros do público em geral apoiaram a Carta, assinando os seus nomes em SignAgainstStroke.com. Esta é uma prova do quão importante é a prevenção dos AVC associados à FA, e com este apoio podemos fazer a mudança."
Sobre a Carta Global de Direitos dos Doentes com FA e campanha Assine Contra o AVC
A Carta Global de Direitos dos Doentes com FA foi criada por um Comité constituído por representantes de Organizações de Doentes, incluindo a AntiCoagulation Europe, a Arrhythmia Alliance, a Atrial Fibrillation Association, a Irish Heart Foundation, a StopAfib.org e a Stroke Alliance for Europe, em colaboração com 39 Organizações de Doentes de 20 países. Encontra-se disponível no sítio Web uma lista completa de organizações que colaboraram; pode consultá-las em www.signagainststroke.com.
As pessoas podem ficar a saber mais sobre a FA e o AVC, ler e assinar a Carta, a qual está disponível em 22 idiomas, e ouvir o que os decisores políticos Europeus têm para dizer no sítio da campanha www.signagainststroke.com. Todas as assinaturas contribuem para a tomada de ação para prevenir os AVC associados à FA e melhorar os futuros resultados e qualidade de vida das pessoas a quem foi diagnosticado FA.
O sítio Web também inclui vídeos da Deputada Edite Estrela e outros Deputados ao Parlamento Europeu de diferentes países e grupos políticos, que se juntaram para explicar como melhor diagnosticar e gerir a FA, assim como apelar aos governos nacionais para que façam da prevenção dos AVC associados à FA uma prioridade de saúde nacional.
A Bayer HealthCare tem orgulho em apoiar a Carta Global de Direitos dos Doentes com FA e a Campanha Assine contra o AVC.
CONTACTO:
Melissa Gonzalez,
+1-212-453-2047
Copyright (c) 2012 PR Newswire
Voltar à Página Inicial