PR Newswire
BRUXELAS, Bélgica, 19 de Abril, 2013
Consórcio da UE desenvolve plano modular para um sistema pan-europeu de transmissão
Um consórcio europeu de investigação, parcialmente apoiado pela Comissão Europeia, lançou o projeto e-Highway2050 com o objetivo de desenvolver uma metodologia de planeamento de longo prazo para a necessária expansão e conversão das redes de transmissão de eletricidade europeias. A abordagem resultante irá propor um Plano de Desenvolvimento modular para a rede pan-europeia de transmissão de 2020 a 2050. O desenvolvimento de um mercado de eletricidade europeu integrado realça a importância de intercomunicações crescentes entre as redes de transmissão existentes e futuras. Este projeto de investigação abre caminho para uma rede pan-europeia integrada, capaz de ir ao encontro dos compromissos europeus tais como a integração de grandes quantidades de energia elétrica gerada por fontes de energia renovável (eólica, biomassa e solar) e transportá-la a longas distâncias até aos locais de consumo. Um sistema de transmissão em rede tão complexo a um nível pan-europeu aumenta o interesse no conceito inovador de «autoestradas de eletricidade».
A parceria e-Highway2050 engloba sistemas de transmissão, operadores, associações de energia, uma organização não-governamental, institutos de investigação, universidades e empresas provenientes de toda a Europa.
Hoje o Ten Years Network Development Plan – TYNDP – redigido pela European Network of Transmisson Systems Operators for Electricity (ENTSO-E) é a base para a expansão e conversão da rede de eletricidade europeia: assinala as potenciais falhas de investimento nos próximos dez anos e salienta as abordagens tenológicas e socioeconómicas para atingir os objetivos energéticos da política da EU. O projeto de investigação da e-Highway2050 planeia desenvolver uma metodologia adequada para horizontes de prazo mais alargado e para garantir um desenvolvimento sustentável e economicamente vantajoso.
Neste contexto, o projeto de investigação e-Highway2050 analisa as condições de enquadramento e desenvolve soluções para planear a expansão da rede europeia de eletricidade de 2020 a 2050 e envolver vários cenários de crescimento e energia para a Europa. Os intervenientes de toda a Europa são convidados a discutir os resultados intermédios em entrevistas e workshops e a contribuírem ativamente para influenciarem os resultados.
O Plano de Desenvolvimento de Rede irá servir primeiro os legisladores, as autoridades reguladoras e a indústria de energia como parceiros-chave para apoiarem a expansão da rede de transmissão pan-europeia. A metodologia de planeamento da rede estará à disposição de todos os membros da ENTSO-E: fornecerá também roteiros para mais investigação e inovação no desenvolvimento de instrumentos aperfeiçoados de planeamento da expansão da rede.
Mais informação em http://www.e-highway2010.eu
e-Highway2050 é um projeto de 40 meses que começou a 12 de Setembro, 2012. É apoiado em parte pelo European Commission’s Directorate General for Research. O consórcio é liderado pelo operador da rede francesa RTE e inclui: SINTEF, Noruega; AMPRION, Alemanha; TECHNOFI, França; REN, Portugal; ELIA Group, Bélgica/Alemanha; RSE, Itália; dena, Alemanha; ENTSO-E, Bélgica; ceps, República Checa; SWISSGRID, Suíça; TERNA, Itália; Brunel University, RU; COMILLAS University, Espanha; IST, Portugal, KU Leuven KUL, Bélgica; ENSIEL, Itália; TU, Berlim, Alemanha; ECN, Holnda; IPE, Polónia; EURELECTRIC, Bélgica; EUROPACAB LE, Bélgica; EWEA, Bélgica; T&D EUROPE, Bélgica; PYRY, RU; E3G; Bélgica; PSE, Polónia; CEP, UK.
Contacto de Imprensa:
Deutsche Energie-Agentur GmbH (dena), Philipp Prein, Telefone: +49 (0) 30-72-61-65-641, E-mail: presse@dena.de
Deutsche Energie-Agentur GmbH (dena)
Copyright (c) 2013 PR Newswire
Voltar à Página Inicial