Guggenheim Lança Apelo Global Para Participação na Competição de Desenho Para Nova Proposta de Museu em Helsínquia -- Fase Um Aberta a Arquitetos de 4 de junho até 10 de setembro de 2014 -- Um Júri Notável Selecionará Finalistas e Selecionará Proposta Vencedora na Primeira Competição Aberta Para Desenhar um Museu Guggenheim

PR Newswire

Nova Iorque, 4 de Junho, 2014

Com eventos inaugurais a 4 e 5 de junho, a Fundação Solomon R. Guggenheim apelou formalmente à participação para iniciar a sua competição arquitetural internacional aberta para o desenho de uma proposta de um museu Guggenheim no Porto Sul de Helsínquia. Espera-se que competição de duas fases, antecipada com grande entusiasmo, atraia submissões de firmas e indivíduos do todo o mundo. Esta é a primeira vez que a Fundação Guggenheim Foundation, há muito reconhecida por encomendar trabalhos de reestruturação de arquitetura, procura um desenho através de uma competição aberta. Embarca neste novo rumo numa das áreas metropolitanas de crescimento mais rápido na Europa, localizada na interseção de Este e Oeste e respeitada internacionalmente pela sua herança de arquitetura e design modernos.

Foram recebidos mais de 700 pedidos de esclarecimento sobre a participação de pessoas de todo o mundo antes mesmo do início oficial da competição. Richard Armstrong, diretor da Fundação e Museu Solomon R. Guggenheim, anunciou pormenores da competição numa conferência de imprensa organizada a 4 de Junho em Helsínquia e irá apresentar a competição à comunidade arquitetónica internacional numa receção a 5 de junho na Coleção Peggy Guggenheim em Veneza, que coincide com a inauguração da 14º Bienal de Arquitetura Internacional.

"É essencial para a missão do Guggenheim ter contacto diretamente com as pessoas pelo mundo, para afirmar o potencial transformativo da arte, bem como para fundir a experiência da arte contemporânea com a grande arquitetura," afirmou Armstrong. "Esta competição avança todos esses objetivos, com a finalidade de inspirar um museu exemplar do século XXI que seja também uma contribuição significativa para a paisagem de Helsínquia." O Guggenheim está a organizar a competição em conjunto com a Cidade de Helsínquia, o Estado da Finlândia e a Associação Finlandesa de Arquitetos (SAFA). A competição é gerida pela firma Malcolm Reading Consultants sediada em Londres. A informação sobre a competição será publicada em conformidade com as regulamentações de contratos da União Europeia.

Regras e Calendário da Competição

As submissões anónimas para a Fase Um da competição deverão ser entregues até 10 de setembro de 2014. Um júri de onze membros irá reunir-se em Helsínquia e selecionar seis finalistas, os quais serão anunciados em novembro de 2014. Durante a Fase Dois, as firmas pré-selecionadas terão até março de 2015 para entregar as suas submissões detalhadas. Após nova reunião do júri em Helsínquia, o Guggenheim irá anunciar o vencedor em junho de 2015. O vencedor da competição receberá um prémio de 100000€ (aproximadamente 136000 USD) e os outros cinco finalistas irão receber cada um 55000€ (aproximadamente 75000 USD). Espera-se que a Cidade de Helsínquia e o Estado da Finlândia deliberem sobre se avançarão com a construção e desenvolvimento do museu após a conclusão da competição.

O público e arquitetos interessados são convidados a visitar designguggenheimhelsinki.org.

Júri da Competição

Os membros do júri foram escolhidos pelo Guggenheim, pelo Estado da Finlândia, pela Cidade de Helsínquia e pela SAFA. Os jurados são:

• Mark Wigley, professor e Reitor da Graduate School of Architecture, Planning and Preservation na Universidade de Columbia (presidente do júri)

• Mikko Aho, Diretor do Planeamento da Cidade e arquiteto, Cidade de Helsínquia

• Jeanne Gang, fundadora e arquiteta, Studio Gang Architects

• Juan Herreros, fundador e arquiteto, Herreros Arquitectos

• Anssi Lassila, sócio e arquiteto, Lassila Hirvilammi

• Erkki Leppävuori, Presidente e Diretor Executivo, VTT Technical Research Centre of Finland

• Rainer Mahlamäki, professor e arquiteto, Lahdelma & Mahlamäki

• Helena Säteri, Diretora Geral, Ministério do Ambiente, Finlândia

• Nancy Spector, Diretora Adjunta e Jennifer e David Stockman Conservador Principal, Fundação Solomon R. Guggenheim

• Yoshiharu Tsukamoto, fundador e arquiteto, Atelier Bow-Wow

• Ritva Viljanen, Vice-Presidente da Câmara, Cidade de Helsínquia

Richard Armstrong irá participar nas deliberações do júri numa qualidade honorária, não-votante

Apoios à Competição

A competição é possível graças aos apoios da Guggenheim Helsinki Supporting Foundation, Guggenheim Helsinkiin Association, Louise och Göran Ehrnrooth Foundation e indivíduos privados que desejam permanecer anónimos, com agradecimentos especiais ao BMW Group pelo seu apoio.

Sobre a Fundação Solomon R. Guggenheim

Fundada em 1937, a Fundação Solomon R. Guggenheim Foundation dedica-se à promoção da compreensão e apreciação de arte, principalmente dos períodos moderno e contemporâneo, através de exposições, programas de educação, iniciativas de pesquisa e publicações. A rede Guggenheim que começou na década de 1970 quando o Museu Solomon R. Guggenheim, em Nova Iorque, se uniu à Coleção Peggy Guggenheim Collection, em Veneza, expandiu-se desde então para incluir o Museu Guggenheim em Bilbau (inaugurado em 1997) e o Guggenheim Abu Dhabi (atualmente em desenvolvimento). É possível encontrar mais informações sobre a Fundação em Guggenheim.org.

CONTATOS: Tina Vaz, Solomon R. Guggenheim Foundation, +1-212-360-4284, tvaz@guggenheim.org

Kate Lydecker, Polskin Arts & Communications Counselors, +1-212-715-1602 lydeckerk@finnpartners.com



Copyright (c) 2014 PR Newswire

Voltar à Página Inicial