CAIDE com os olhos postos no futuro: nova aplicação da Merz Pharmaceuticals avalia o risco de desenvolver demência nos próximos 20 anos

PR Newswire

FRANKFURT AM MAIN, Alemanha, 28 de Agosto de 2014

A aplicação do risco de demência CAIDE da Merz Pharmaceuticals está disponível gratuitamente para que utilizadores com idades compreendidas entre os 40 e os 65 anos possam calcular o seu risco individual de desenvolver demência nas próximas duas décadas. Utilizando um esquema tipo semáforo, a aplicação também pode ajudar os médicos a discutir medidas preventivas com os doentes de risco.

A nova aplicação para o risco de demência "CAIDE" (o acrónimo em inglês que significa Fatores de risco cardiovasculares, envelhecimento e Incidência da demência) foi desenvolvida em colaboração com o Instituto Karolinska, em Estocolmo, e está disponível para transferência gratuita a partir da App Store. A aplicação CAIDE pode ser utilizada num iPhone ou iPad e está disponível em duas versões: uma para médicos e outra para utilizadores em geral. Está disponível em cinco idiomas: alemão, francês, espanhol, russo e inglês (predefinição).

A CAIDE apoia a prevenção da demência

Após a introdução do sexo, data de nascimento, altura e peso, tensão arterial, atividade física e habilitações literárias, a aplicação calcula o risco de desenvolver demência nos próximas 20 anos. Se o risco estiver dentro dos parâmetros normais, é apresentada uma barra cor de laranja. Se a barra for apresentada a verde, o risco é mais reduzido e se a barra estiver a vermelho, o risco está acima da média. O médico poderá então debater intervenções preventivas no estilo de vida.

A Professora Miia Kivipelto, que realizou a investigação (1,2) na qual a aplicação se baseia, afirma: "O maior fator de risco para o desenvolvimento da demência é a idade avançada. Grandes estudos epidemiológicos demonstraram que o que é bom para o coração, é bom para o cérebro; por outras palavras, um estilo de vida saudável com exercício físico, níveis de colesterol reduzido, evitar a obesidade e ter uma tensão arterial normal na meia idade protege não só a saúde cardiovascular, como também previne a demência."

Mais informações acerca da Merz disponíveis em Merz.com

1) Kivipelto M et al.; Lancet Neurol 2006;5:735-41

2) Sindi et al. Poster apresentado no 13 Simpósio de Genebra/Springfield, março de 2014

Contacto para a comunicação social:

Merz Pharmaceuticals GmbH

Dr. Elisabeth Calov

Telefone: +49(0)69-1503-8428

Correio eletrónico: elisabeth.calov@merz.de

Fonte: Merz Pharmaceuticals GmbH



Copyright (c) 2014 PR Newswire

Voltar à Página Inicial