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PARIS, 24 de Novembro de 2015
As empresas familiares têm provado ser bem-sucedidas e simultaneamente resilientes. A sua importância para a economia é óbvia. Repare-se na Europa, onde 14 milhões de empresas familiares disponibilizam mais de 50 milhões de postos de trabalho no setor privado (fonte: European Family Businesses). Em vários países, representam de 55% a 90% de todas as empresas (fonte: European Family Businesses) e estão presentes em negócios de todas as dimensões, desde lojas de esquina a grandes empresas.
Muitas empresas familiares sentem cada vez mais orgulho em serem uma empresa «da família» e estão a tentar demonstrar a sua fórmula única para um crescimento e um êxito duradouros, tirando partido dos pontos fortes da «família» ao mesmo tempo que se adaptam ao novo mercado sempre em mudança. As empresas familiares europeias irão crescer, passar por alterações estratégicas e aproveitar oportunidade no estrangeiro e estão a tornar-se cada vez mais profissionais melhorando a gestão e contratando talentos externos. E ao mesmo tempo que enfrentam uma série de desafios significativos, provam a sua capacidade de se adaptarem e tomarem decisões rápidas de forma a garantirem um futuro brilhante à família e ao negócio.
75% das empresas familiares europeias sentem-se otimistas quanto ao futuro da sua atividade.
Embora a economia da EU possa parecer débil e instável, as empresas familiares europeias estão a demonstrar uma confiança crescente e um crescimento estável. Mais de metade dos que responderam ao recente inquérito da KPMG (58%) referem um aumento de faturação nos últimos seis meses, e 46%, novas contratações. Alimentados pela sua confiança, três quartos (75%) das empresas familiares inquiridas planeiam um crescimento futuro e novos investimentos no próximo ano.
As empresas familiares europeias captam oportunidades globais de investimento
As empresas familiares europeias estão a desafiar a convicção generalizada de que estão menos inclinadas para crescerem internacionalmente e estão a aumentar rapidamente a sua atividade no estrangeiro: 74% das empresas inquiridas já estão a operar fora dos seus limites territoriais, em comparação com os 60% de há dois anos.
Além disso, quase um quarto delas (23%) planeia expandir-se para o estrangeiro e refere avançar/exportar para novos mercados entre as suas principais prioridades nos próximos dois anos.
Apesar da ideia errada que existe, as empresas familiares estão abertas a novas fontes de financiamento e estão dispostas a oferecer participação no capital da empresa, ao investidor certo.
O investidor certo é basicamente um investidor com um gosto semelhante pelo risco e pela receita nos negócios e também com valores semelhantes e entendimento da natureza do negócio familiar. Indivíduos de grande poder aquisitivo provaram ser esse investidor «certo». 42% das empresas familiares receberam investimento direto de indivíduos de grande poder aquisitivo e 92% consideram essa experiência positiva.
Outras descobertas-chave do relatório incluem:
- As empresas familiares europeias demonstram uma forte capacidade de adaptação ao seu meio e estão prontas para tomar rapidamente decisões estratégicas: 41% dos inquiridos estão a planear realizar uma mudança estratégica na sua empresa nos próximos doze meses. As opções básicas deste grupo são a passagem da gestão à geração seguinte (26%) ou a venda da empresa (21%), e ambas implicam uma mudança drástica na gestão da empresa e no estilo de propriedade.
- A lutar por um maior crescimento, muitas empresas familiares europeias tomam medidas no sentido de alcançarem maior profissionalismo nas suas empresas: melhorar as suas estruturas de gestão e buscar talentos externos. 88% delas já têm implementados alguns mecanismos formais de gestão e 76% delas já integraram em cargos de gestão elementos que não são da família.
- As empresas familiares alargam as atividades filantrópicas: 34% dos inquiridos consideram-nas importantes para a sua empresa, comparados com 18% há dois anos. Contudo, as empresas familiares ainda permanecem como «heróis» secretos: as suas atividades filantrópicas são, frequentemente, locais e não são muito divulgadas.
Embora as empresas familiares apresentem um elevado potencial e desejo de crescimento futuro, existe uma série de desafios significativos que podem prejudicar o seu êxito. O mais crítico é a concorrência circundante, o recrutamento e manutenção de talentos e o declínio dos lucros. Além disso, a dimensão da empresa tem impacto na capacidade desta de se desenvolver e competir. Por vezes, estes desafios exigem que os proprietários da empresa tomem decisões difíceis para o futuro da sua empresa.
«O mercado das empresas familiares está a mudar rapidamente. As empresas estão a sair da sombra e cada vez a anunciar mais “somos uma empresa familiar”. Estamos satisfeitos por ver que estão a crescer e a demonstrar um forte desejo e a capacidade de crescerem mais e de terem êxito. Mas os desafios que as empresas enfrentam são preocupantes e, se não forem geridas de forma atempada, podem ter um impacto prejudicial no seu êxito futuro», diz Christophe Bernard, Global Head da KPMG para Empresas Familiares. «As empresas familiares são hoje não só a espinha dorsal da economia de muitos países, mas podem ser também o seu futuro. Desde que as empresas familiares aprendam a atravessar rapidamente as dificuldades que enfrentam, o seu futuro parecerá, sem dúvida, brilhante».
Para ver o relatório completo, vá a: KPMG Family Busuiness
Sobre O RELATÓRIO
O relatório baseia-se na investigação e nas perspetivas do Global Centre of Execellence for Family Business da KPMG, bem como na utilização de descobertas dos nossos dois estudos recentes:
- European Family Business Barometers, realizado de 2013 a 2015 em parceria com EFB (European Family Businesses) deu perspetivas quanto a níveis de confiança das empresas familiares na Europa. A quarta edição «European Family Business Barometer: Determined to Succeed» foi lançado em Setembro de 2015 e baseou-se em 1401 questionários concorrentes de 25 países europeus;
- A Sondagem Global Family Business «Family matters: financing family business growth through individual investors», levada a cabo pela KPMG reúne respostas de 125 empresas familiares e 125 indivíduos de elevado poder aquisitivo em 29 países em todo o mundo, abrangendo um total de 82,4% do PIB global (publicado em setembro de 2014)
Sobre a KPMG
A KPMG é uma rede global de empresas profissionais que fornecem serviços de Auditoria, Impostos e Assessoria. Operamos em 155 países e temos mais de 155 000 pessoas a trabalhar em empresas-membro em todo o mundo. As empresas-membro independentes da rede da KPMG estão associadas à KPMG International Cooperative («KPMG International»), uma entidade suíça. Cada empresa KPMG é uma entidade legalmente distinta e separada e assim se designa.
Sobre o GLOBAL CENTRE OF EXCELLENCE FOR FAMILY BUSINESS DA KPMG
Com décadas de experiência a trabalhar com empresas familiares, os profissionais da KPMG em vários países entendem a natureza de um negócio de família e sentem-se entusiasmados com ele. O Global Centre of Excellence for Family Business da KPMG destina-se a alavancar a especialização das empresas-membro da KPMG em Empresas Familiares, permitindo-lhes oferecer aos clientes perspetivas especializadas.
Christophe Bernard, Global Head of Family Business, +33 (0)1 5568 9020, Christophe Benard
Brian Bannister, Head of Global Communications, +44 20 76942601, Brian Bannister
Fonte: KPMG International
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