PR Newswire
CATÂNIA, Itália, 16 de Dezembro de 2015
A fundação Terso Pilastro – Itália e Mediterrâneo tem o prazer de apresentar a obra do artista português Vhils, doada à cidade de Catânia, com o objetivo de revitalizar a marginal do porto e a exposição «Source Codes – Contemporary Urban Visions», cujo comissário é a 999Contemporary, no Palazzo Platamone a partir de 17 de Dezembro de 2015.
(LOGO )
OBRA PÚBLICA
A maior imagem do mar que a humanidade já pintou: esta é a oferta da Fundação à cidade de Catânia e a toda a Sicília. A Presidente da fundação, Emmanuelle F. M. Emmanuelle, apoiou-a e Alexandre Farto, conhecido como Vhils, fê-la. Com uma altura equivalente a um edifício de dez andares e a largura de um campo de futebol: são estas as dimensões gigantescas da imagem que se ergue como um monólito, emergindo da água do porto de Catânia, pintada sobre oito silos de cereais de cimento.
A EXPOSIÇÃO
Novos códigos semânticos, estilísticos e estéticos emergem da cultura urbana dos últimos trinta anos para definirem um novo cenário de arte urbana em que a arte absorve a enorme dimensão metropolitana adaptando-se à sua escala. As sua Arte de Rua, que está a inundar as cidades através das extraordinária dimensões das suas imagens, impondo com êxito as suas linguagens populares e trazendo a arte para a vida das pessoas comuns. Dos gigantes do graffiti que causaram uma espécie de agitação na Nova Iorque dos anos 80, até aos expoentes máximos da nova geração de arte de rua estão reunidos pela primeira vez numa narrativa histórica, linear e única, nunca antes conseguida. Dividida em três secções, a exposição SOURCE CODES mostra, pela primeira vez, as obras de artistas contemporâneos icónicos reunindo-os todos: 108, A One, Bo 130, Brad Downey, C215, Crash, Dondi White, Eron, Feitakis, Gaia, Horfee, Inetresni Kazki, Jeff Aerosol, Jenkins, Kool Poor, The Atlas, Matt Small, Moneyless, Peeta, Rammelzee, Seth, Sten-Lex, Toxic, Vhils e muitos mais.
«Estou muito feliz por trazer finalmente para a Sicília a experiência da Arte de Rua, um fenómeno que pude apreciar quando era mais nova, enquanto vivi em Los Angeles e Miami», diz a Presidente. Estou especialmente orgulhosa por conjugar uma exposição única com a «oferta» do artista Vhils, ao porto de Catânia.
Catânia (itália – Palazzo Platamone
Via Vittorio Emanuele II, 121
17/12/201 – 18/01/2016
Sabina De Gregori
E-mail: 999contemporary
+393331234567
EmptyBreak:MARKER
Raffaella Salato
+393453799190
Fonte: Fondazione Terzo Pilastro – Italia e Mediterraneo
Copyright (c) 2015 PR Newswire