Moçambique no coração do desenvolvimento da África Austral com reunião de intervenientes regionais

PR Newswire

Londres, Reino Unido, 2 de Março de 2016

A Gigawatt Mozambique anunciou esta semana um investimento de 200 milhões de dólares no sector da energia moçambicano, em conjunto com vários intervenientes globais, incluindo o Standard Bank e o Banco Mundial, entre muitos outros.

Fotografia

Este investimento irá ajudar a capturar os recursos de gás natural de Moçambique, o que irá beneficiar também muitos dos vizinhos de Moçambique na África Austral.

Este projeto, assim como vários outros na região da SADC, será apresentado e debatido na próxima Cimeira de Energia e Infraestruturas da África Austral (CEISA) da EnergyNet, que se realizará em Maputo, Moçambique, de 4 a 6 de Maio de 2016. A cimeira irá celebrar a cooperação regional e promover projetos de energia e infraestruturas que necessitam de apoio do sector privado e público para serem implementados.

A Diretora Regional da EnergyNet para a África Austral e Oriental, Veronica Bolton-Smith, referiu que o "desenvolvimento regional é essencial para aproveitar o potencial de investimento energético de África: a CEISA irá reunir países da região da SADC para debater infraestruturas energizadas e projetos de energia que necessitam de investimento."

Esta região dinâmica tem registado vários avanços positivos nos anos mais recentes, tanto no sector da energia como no desenvolvimento de infraestruturas. Os progressos na governação, o reforço institucional e a consolidação democrática são fatores que contribuem para os indicadores positivos aos quais os investidores longo prazo estão atentos.

A Cimeira irá explorar algumas histórias de sucesso da África Austral e de que forma estas podem ser replicadas. A África Austral tem testemunhado iniciativas locais lideradas pelo sector privado e uma participação mais alargada em projetos empolgantes, como o inovador programa REIPPPP da África do Sul, uma iniciativa que será explorada na CEISA.

A Cimeira contará também com a participação de intervenientes chave no projeto ferroviário de Moatize /Nacala, que ligará o Malawi e Moçambique: um projeto de infraestruturas que irá redefinir a África Austral e o seu potencial de investimento.

Para obter mais informações sobre esta reunião:

Contacte Patti Carbonell através do correio eletrónico Patricia Carbonell

Telefone: +44(0)20-7384-8891

Visite Southern Africa Summit

Datas do evento: 4 a 6 de Maio

Localização: Maputo, Moçambique

Fotografia

Fonte: EnergyNet Limited



Copyright (c) 2016 PR Newswire

Voltar à Página Inicial