PR Newswire
LUGANO, Suíça e BRUXELAS, 3 de Agosto, 2017
Três organizações europeias líderes na luta contra o cancro apelaram, num artigo da ESMO Open [http://esmoopen.bmj.com/content/2/3/e000187]. à UE para aumentar urgentemente o apoio à investigação académica independente para benefício dos doentes oncológicos.
«A investigação académica independente está em perigo por falta de fundos e de legislação adequada», disse Rolf Stahel, anterior Presidente da ESMO e cofundador da CAREFOR. «Trabalhando estreitamente com as instituições da UE, podemos garantir que a Europa está munida de enquadramento legal eficiente e de uma visão para se tornar o melhor lugar para investigação e inovação, para o máximo benefício dos doentes oncológicos», declarou
As principais áreas que iriam beneficiar com a investigação académica são a medicina personalizada, a inovação centrada no paciente e os cancros raros.
«As questões-chave que apelamos às instituições da EU para que deem resposta incluem: implementação adequada de Regulamentos de Proteção de Dados e de Ensaios Clínicos; a necessidade de subsidiar a investigação independente; a necessidade de proteger ambientes académicos colaborativos», explicou Stahel. «Estamos também a pedir uma base de dados comum da EU para seguir todos os ensaios clínicos na Europa.»
Outras questões críticas abordadas no artigo da CAREFOR incluem: acesso ao tratamento de cancro; necessidade de biobancos independentes, colaborativos e de qualidade; aceitação de novas metodologias para avaliar e gerar provas, uso e proteção de dados eletrónicos do paciente.
«A investigação académica e independente ajuda a poupar tempo, reduzir custos, acelerar o desenvolvimento comercial do medicamento e melhorar o acesso dos doentes», conclui Stahel.
A CAREFOR (Clinical Academic Cancer Research Forum) é uma iniciativa conjunta da EACR [http://www.eacr.org], the EORTC [http://www.eortc.org] e ESMO [http://www.esmo.org ].
A ESMO é a organização profissional líder na oncologia médica, com 16 000 membros que representam profissionais de oncologia de mais de 130 países em todo o mundo.
ESMO Gabinete de Imprensa
Telefone: +41(0)91-973-19-07
Correio Eletrónico: media@esmo.org
Fonte: European Society for Medical Oncology (ESMO)
Copyright (c) 2017 PR Newswire