Associação Budista SGI Clama Pela Abolição Nuclear Como Imperativo Moral Em Conferência No Vaticano

PR Newswire

TÓQUIO, 13 de novembro de 2017

Hiromasa Ikeda, vice-presidente da associação budista Soka Gakkai Internacional (SGI) juntou-se a outros participantes para enfatizar o caso moral em livrar o mundo das armas nucleares e solicitou maiores esforços na conscientização na conferência "Perspetivas para um Mundo Livre de Armas Nucleares e para o Desarmamento Integral" ocorrida no Vaticano em 10 e 11 de novembro.

O sr. Ikeda declarou, "As armas nucleares são perigosas de uma perspetiva de segurança. De uma perspetiva ética e moral, elas são erradas. Isso as tornam inaceitáveis em quaisquer mãos. Com os riscos geopolíticos de conflito nuclear crescendo a níveis sem precedentes, é vital que esta consciência seja compartilhada amplamente por todas as pessoas."

Ele também destacou o foco educacional da SGI em criar oportunidades para o diálogo. "Isso pode criar uma consciência compartilhada de que as armas nucleares – em quaisquer mãos- são perigosas como meio de proteger as coisas e pessoas que valorizamos."

A SGI foi uma das treze organizações colaboradoras envolvidas na conferência organizada pelo recém criado Dicastério para Promoção do Desenvolvimento Humano Integral do Vaticano.

Em 10 de novembro, os participantes da conferência foram recebidos em uma audiência com a Sua Santidade Papa Francisco, que falou sobre a "mentalidade do medo" criada pelas armas nucleares, dizendo, "As armas de destruição em massa, particularmente as armas nucleares, não criam nada a não ser uma falsa noção de segurança. Elas não podem constituir a base de uma coexistência pacífica entre os membros da família humana, que ao contrário, deve ser inspirada pela ética da solidariedade".

Diversos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz falaram na conferência, incluindo Beatrice Fihn, diretora executiva da ICAN (Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares), ganhadora do Nobel da Paz de 2017, que agradeceu às pessoas de fé pelos seus esforços em direção à histórica adoção do Tratado sobre a Proibição de Armas Nuclea¬res em julho deste ano, dizendo, "Este tratado não é o passo final em nossa jornada fora da escuridão nuclear, mas o começo do fim."

Outros laureados com o Prêmio Nobel da Paz que palestraram, foram Muhammad ElBaradei, Jody Williams, Muhammad Yunus, Mairead Maguire e Adolfo Pérez Esquivel. Representantes de alto nível da ONU e do Comitê Internacional da Cruz Vermelha e Masako Wada da Nihon Hidankyo, vítima do bombardeamento atômico de Nagasaki, também falaram.

Sua Eminência Cardeal Peter K. A. Turkson, Chefe do Dicastério para Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, encerrou a conferência pedindo pelo diálogo contínuo e ação, declarando, "Tudo está conectado e todos estão conectados. Juntos podemos livrar o mundo das armas nucleares, investir em desenvolvimento humano integral e construir a paz."

Outras organizações colaboradoras foram a Embaixada da Itália junto à Santa Sé, a Conferência dos Bispos Católicos Alemães, a Conferência dos Bispos Católicos do Japão, o Centro Interdisciplinar de "Ciências para a Paz" (CISP) da Universidade de Pisa, Universidade Georgetown, o Instituto Kroc para Estudos Internacionais da Paz da Keough School of Global Affairs, Mazda Motor Europe GmbH, Universidade de Notre Dame, Nuclear Threat Initiative, Conferências Pugwash sobre Ciência e Questões Mundiais, Senzatomica e a União Italiana de Cientistas para o Desarmamento.

A exposição anti armas nuclerares Senzatomica, originalmente criada pelo Istituto Italiano Soka Gakkai, estava em exibição durante a conferência.

A Soka Gakkai Internacional (SGI) é uma associação budista baseada na comunidade com 12 milhões de membros ao redor do mundo. Possui um histórico de 60 anos de atividades de educação para a paz rumo à abolição das armas nucleares.

Contato:

Joan Anderson
Escritório de Informação Pública, Soka Gakkai Internacional
Tel: +81-80-5957-4711, Fax: +81-3-5360-9885
E-mail: anderson[at]soka.jp



Copyright (c) 2017 PR Newswire

Voltar à Página Inicial