Pela primeira vez, a Adani adota camiões movidos a hidrogénio

  • A Adani Enterprises é a primeira empresa na Ásia e uma das primeiras no mundo a adotar camiões movidos a pilhas de combustível de hidrogénio no setor da extração mineira
  • Está prevista a entrada em funcionamento do primeiro camião em 2023 na Índia
  • Este anúncio apoia a visão de Gautam Adani de potencialmente catalisar uma economia de hidrogénio, na qual a Índia já tem algum avanço
  • PR Newswire

    AHMEDABAD, Índia, 18 de janeiro de 2023

    A Adani Enterprises Limited (AEL), parte da carteira diversificada de empresas da Adani, assinou hoje um acordo para lançar um projeto-piloto para o desenvolvimento de um camião elétrico de pilhas de combustível de hidrogénio (fuel cell electric truck, FCET) para logística de extração mineira e transporte com a Ashok Leyland, na Índia, e a Ballard Power, no Canadá. 

    Adani Group Logo

    Esta colaboração marca o primeiro camião de extração mineira movido a hidrogénio planeado da Ásia. O projeto de demonstração será liderado pela AEL, uma empresa centrada tanto nas operações de extração mineira como no desenvolvimento de projetos de hidrogénio verde para aquisição, transporte e construção de infraestruturas de reabastecimento de hidrogénio. A Ballard, fabricante líder do setor de motores de pilhas de combustível PEM, irá fornecer o motor de pilhas de combustível FCmoveTM para o camião de hidrogénio e a Ashok Leyland, um dos maiores fabricantes de autocarros do mundo, irá fornecer a plataforma de veículos e o apoio técnico. O lançamento do FCET está previsto para a Índia em 2023.

    O grupo Adani anunciou anteriormente que tenciona investir mais de 50 mil milhões de dólares nos próximos dez anos em hidrogénio verde e nos ecossistemas associados, o que corresponde a uma capacidade anual de até 3 milhões de toneladas de hidrogénio verde.

    Vinay Prakash, diretor da Adani Enterprises Limited e CEO da Adani Natural Resources , afirmou: "Este projeto pioneiro e ambicioso de hidrogénio verde representa uma forte promessa para a autossuficiência energética futura da Índia e é consistente com a visão de Gautam Adani, presidente do Grupo Adani, de acelerar a utilização de tecnologia de pilhas de combustível movidas a hidrogénio no sistema de transporte comercial. Esta experiência de usar o hidrogénio como combustível para a frota comercial não só prefigura o advento da tecnologia do hidrogénio para o setor da extração mineira e da logística no país, como também permitirá que outras empresas optem por soluções sustentáveis de longo prazo na transição de frotas em portos, aeroportos e nas suas operações industriais."

    O camião de extração mineira movido a hidrogénio pesará 55 toneladas, terá três tanques de hidrogénio, uma autonomia de 200 km e será alimentado pela tecnologia de pilhas de combustível PEM de 120 kW da Ballard.

    "Depois de assinarmos um memorando de entendimento com o grupo Adani no ano passado, estamos ansiosos por fazer avançar a nossa parceria e saudamos a oportunidade de cooperar com empresas de ponta como a Adani", afirmou Randy MacEwen, CEO da Ballard Power Systems. "A nossa tecnologia oferece uma forte proposta de valor para o camião de extração mineira de serviço pesado com os nossos motores de zero emissões, oferecendo capacidades de grande autonomia, reabastecimento rápido e carga útil pesada."

    "A Ashok Leyland está entusiasmada por colaborar com a Adani e a Ballard para disponibilizar veículos comerciais de pilhas de combustível nos setores da extração mineira e da logística na Índia", afirmou o Dr. N. Saravanan, CTO da Ashok Leyland. "Com o nosso histórico de desenvolvimento de produtos únicos e novos, a experiência tecnológica da Ballard em pilhas de combustível e a dedicação inabalável da Adani ao hidrogénio, existe uma oportunidade significativa para a Índia descarbonizar tanto o transporte de mercadorias como o transporte de passageiros."

    Sobre a Adani Enterprises Ltd

    A Adani Enterprises Limited (AEL) é a principal empresa do grupo Adani, uma das maiores organizações empresariais da Índia. Ao longo dos anos, a Adani Enterprises tem-se concentrado na construção de negócios de infraestruturas emergentes, contribuindo para a construção do país, e alienando-as em entidades distintas cotadas em bolsa. Tendo construído com sucesso unicórnios, como a Adani Ports & SEZ, a Adani Transmission, a Adani Power, a Adani Green Energy, a Adani Total Gas e a Adani Wilmar, a empresa tem contribuído significativamente para tornar o país autossuficiente com a nossa carteira de negócios sólidos. Isto também deu origem a retornos sólidos aos nossos acionistas a uma CAGR de 38% ao longo de mais de 25 anos.

    A próxima geração dos seus investimentos em negócios estratégicos centra-se no ecossistema de hidrogénio verde, gestão de aeroportos, estradas, centros de dados e indústria primária, como o cobre e a petroquímica, os quais têm todos uma margem significativa para desbloquear valor.

    Logótipo – https://mma.prnewswire.com/media/1716106/Adani_Group_Logo.jpg

     



    Para questões de comunicação social: Adani Group, Roy Paul, roy.paul@adani.com +91-7925550000



    Copyright (c) 2023 PR Newswire

    Voltar à Página Inicial