Projeto rural da EfiDuero Energy nomeado a melhor comunidade energética da Espanha em 2025

PR Newswire

MADRI, 11 de setembro de 2025

A Associação das Agências Espanholas de Gestão de Energia (EnerAgen) premiou o projeto rural transfronteiriço EfiDuero Energy, que opera entre Espanha e Portugal, como a melhor comunidade energética da Espanha em 2025, um reconhecimento que seu diretor-gerente, José Luis Pascual, descreveu como "um impulso" para os municípios que buscam a independência energética.

EfiDuero Energy operates equally across 77 rural cross border municipalities in Spain and Portugal.

"O prêmio é um reconhecimento do longo trabalho que realizamos e, acima de tudo, é um impulso de confiança para as cidades, já que nosso projeto é liderado por pequenos municípios em um setor tão inovador como as comunidades de energia", disse Pascual à EFE. Salientou que o prémio representa "um voto de confiança para estas cidades continuarem a trabalhar e a prosseguir a realização de um projeto" que visa alcançar a independência energética.

A EfiDuero Energy, organizada como Cooperativa Europeia, opera igualmente em 77 municípios rurais transfronteiriços em Espanha (Salamanca e Zamora) e Portugal (Trás-os-Montes, Douro, Beira Interior e Serra da Estrela). O seu objetivo, disse Pascual, é democratizar a energia e capacitar os consumidores para gerir os seus próprios recursos.

Atualmente, o projeto gere 230 instalações solares no telhado de edifícios municipais, tem o seu próprio retalhista de eletricidade e instalou mais de 30 estações de carregamento elétrico, 96% das quais em cidades com menos de 500 habitantes.

De acordo com Pascual, os membros da EfiDuero Energy agora produzem 74% da energia que consomem. "Estamos muito perto de alcançar a independência energética, o que nos permitirá gerar energia livre para as pessoas em nossa região", disse ele, acrescentando que tal progresso poderia trazer novos negócios e oportunidades de investimento.

A comunidade, que toma suas próprias decisões de energia sem participação externa ou motivos de lucro, inclui conselhos locais, indivíduos, microempresas e organizações sem fins lucrativos, e também fornece eletricidade gratuita a consumidores vulneráveis.

A EfiDuero Energy foi criada em 2017 pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Duero-Douro (AECT) para alcançar a autossuficiência energética na região transfronteiriça através de energias renováveis, autoconsumo e integração ambiental, social e económica, especificamente em pequenas cidades tradicionalmente excluídas do mercado da eletricidade.

Pascual disse que espera que outras áreas rurais repliquem o modelo, o que não requer grandes instalações: "Temos inúmeros telhados, municipais no nosso caso, mas também privados, com capacidade mais do que suficiente para gerar 100% da energia de que precisamos, sem a necessidade de grandes parques solares".

Foto - https://mma.prnewswire.com/media/2770943/AECT_Duero_Douro_EfiDuero_Energy.jpg



Media Contact: Ana Belén López [comunicacion@duero-douro.com](mailto:comunicacion@duero-douro.com) +34 658 256 087



Copyright (c) 2025 PR Newswire

Voltar à Página Inicial